sexta-feira, 23 de abril de 2010

Darge Brasil Tour 2010

Darge e seu “?? – Ódio” movendo o mundo!
Indiscutivelmente o mundo é movido por sentimentos, sejam eles bons ou não. Ganância, altruísmo, intolerância, benevolência, egocentrismo, compaixão, ignorância... Enfim, são diversos lados de uma mesma moeda (que é o globo terrestre).
Se para definir o trio Darge – formado em Gifu, Japão, em 2004 – um único sentimento tivesse que ser escolhido, o ódio é o que melhor se encaixaria. 

O motivo é simples, ele seria usado como forma de expressão contra a hipocrisia, a corrupção, o fanatismo religioso, a desigualdade social e outras tantas mazelas que assolam o mundo. 


Depois de participar da coletânea local “Noise Of Mind Vol. 2” e de lançar o CD-demo “Scum Society”, a banda passou por algumas mudanças na formação. Em 2007, o guitarrista/vocalista Oze conseguiu encontrar dois parceiros que trouxeram ainda mais fúria ao Darge: o baterista Shinnosuke (ex-J.U.U.M.) e o baixista/vocalista Yaekashi. Este último, um brasileiro radicado no Japão que através de seu selo (Karasu Killer Records) e muita força de vontade (além de trabalhar cerca de 12 horas em uma fábrica ele ainda arruma tempo para atuar como vocalista no quarteto crossover N.E.K.) conquistou respeito no cenário nipônico e de quebra levou muito do underground “verde e amarelo” para lá. 
Com essa base, o Darge intensificou o ritmo de shows e foi moldando uma sonoridade própria ao misturar suas influências pessoais, que vão do hardcore japonês do S.D.S. aos primórdios brasileiros de nomes como Olho Seco, Ratos de Porão e Lobotomia. Britânicos (G.B.H., English Dogs, Antisect e Motörhead) e suecos (Anti Cimex, Wolfpack e Driller Killer) também estão entre as preferências deles.
O grupo já teve material lançado (em vinil, K7, CD e CD-R) na Ásia, América do Norte, Europa e América do Sul, entre eles “Desespero”, “4 Way For Destruction” (ao lado dos japoneses Encroached e dos brasileiros Massacre Em Alphaville e Under The Ruins) e um split-cassette com os americanos Secret Sect .



Com tanto material espalhado o jeito foi fazer um apanhado e colocar em um único CD, ganhando como bônus algumas faixas ao vivo. Assim, em 2010, antecipando a turnê brasileira do Darge sai – lembre-se do sentimento da introdução do texto! – o álbum “?? – Ódio”.
Nele, que tem a arte assinada por Estenio Napalmer (Hellsakura), estão 11 faixas com a caótica mistura das influências já citadas, potencializada com a explosão de energia crust, atmosfera D-beat, crueza punk e eletrizantes solos rock and roll. Seguem esse linha músicas como “Scum Society”, “No Reason Power”, “Vicious Circle” e “Distinction of View”.
Quando imagina-se que o pico da energia (e quem sabe do ódio) foi atingido, faixas onde a velocidade é ainda mais acelerada – “Insanity”, “Meu Desespero” e “Reveal it!!” – e os berros intensificados, nos mostram que o Darge não está para brincadeira! Rápida, curta e vigorosa, “Nunca Mais” é o grande destaque do disco! Nela, fica evidente que a mistura de hardcore japonês com tempero punk brasileiro dá mais que certo.
Numa verdadeira cooperativa independente “?? – Ódio” é lançado por selos de diversas localidades, são eles: Karasu Killer (Japão), Balboa Discos (São Paulo), Nausearréia Recs (Tocantins), Úlcera Brutal Records (Santa Catarina), Xaninhos Discos Falidos (Belém), Massive Records (Goiás), Parayba Records (Rio de Janeiro) e Overall Records (Rio Grande do Sul).
O disco fecha com a trinca ao vivo “Feel Your Vibration”, “Change” e “Sufocado”, onde dá para ter noção de como o trio se comporta no palco – que, inclusive, já foi dividido com os também japoneses D-Clone, Unholy Grave e Flash Gordon, além de MeinhoF (Inglaterra), Fy Fan (Suécia), Destino Final (Espanha), Hellsakura (Brasil), entre outras.
Bom, se o ódio é um dos tantos sentimentos que movem o mundo, é possível dizer que ele que se prepare porque o Darge está pronto para mudá-lo... Ao menos repertório e disposição Oze, Yaekashi e Shinnosuke têm para continuar tentando!
Ricardo Tibiu
Março/2010

Contatos:
dargepunk@yahoo.com

__________________________________________
Em Goiânia a banda Darge toca com as seguintes bandas.



"NOISE FOR HEROES MUSIC FOR ZEROS" VOL.2


SHOW COM:

TERROR REVOLUCIONARIO (DF) www.myspace.com/terrorrevolucionario


DIA 02 DE MAIO (DOMINGO) / 16hs / 7 Reais//
LOCAL: CAPIM PUB (rua 5 nº65 ST. AEROPORTO - GOIANIA)



Nenhum comentário:

Postar um comentário